Buscar

“Mestre-Cuca” de Férias


Prato de salada sobre uma mesa, homem segura uma colher na mão direita e na esquerda uma pequena panela com o molho que coloca sobre o prato de salada.

Quando ficamos muito tempo em casa, principalmente sem viajar, é natural sobrar mais tempo para fazer uma receita e colocar o lado “mestre-cuca” para trabalhar. Isso deveria acontecer, no entanto, nem sempre estamos dispostos a bancar o cozinheiro em plena férias. E nem é por falta de fome. Na verdade, queremos praticidade e descanso... Então é preciso ter cuidado, a cozinha é uma ameaça terrível. É automático, basta estar lá que a vontade de abrir a geladeira e procurar algo “para forrar o estômago” vem com toda força. Os olhos até encontram um petisco ou uma fruta, mas a mente diz: agora não.


Então, quando?


Os olhos batem no relógio e a preguiça de preparar uma comida decente, toma conta do corpo. O “mestre-cuca” também está de férias.


Se tivesse no trabalho, não teria que preparar comida nenhuma!


Dominado pela preguiça, muitas vezes, a necessidade de preparar uma comida decente, fica de lado, ao mesmo tempo que, o petisco que está lá na geladeira, é usado imediatamente para “forrar o estômago” mais uma vez. Minutos depois, a pergunta vem e a resposta também:


— Não vai almoçar?


— Estou sem fome.


Dizem que quando passamos muito tempo em casa, é comum ganhar uns quilos... Deve ser por isso; estamos sempre “forrando o estômago”.


Uma vez, lembro que comprei paçoca para juntar aos ingredientes da canjica, que seria feita numa festa junina. Junho foi embora, Julho também. Agosto chegou, trazendo com ele as minhas férias... Foram várias vezes que ensaiei para fazer a canjica, mas sempre desistia; os petiscos davam menos trabalho e tiravam a fome mais rápido. Um dia os petiscos da geladeira acabaram, então comecei a comer as paçocas; todos os dias comia umas três... Perto do fim das férias, o pote de paçoca estava vazio, enquanto o milho para a canjica ainda estava guardado, esperando o dia para ser cozido.


Tenho a impressão que o lado “mestre-cuca” nosso, além das férias, foi embora, pois sempre queremos algo pronto, fácil de fazer, seja enquanto estamos trabalhando ou de férias em casa.








Obrigado pela companhia :)


Se gostou, continue no blog e leia outras